OI - 33 8823 3877

ENDURO F.I.M.
PRINCIPAIS REGULAMENTAÇÕES

A Prova é um circuito, composto de estradas, trilhas e pode haver pista de motocross, com qualquer distância em km, onde a primeira volta é de reconhecimento do percurso e as outras voltas contam o desempenho do piloto.

NO ROTEIRO NÃO USA PLANILHA NEM MAQUINA DE NAVEGAÇÃO, APENAS UM RELOGIO PARA CONTROLE DA HORA DE PASSAGEM NOS CHs

VEJA AS DEFINIÇÕES A SEGUIR
Uma Etapa Completa, de acordo com a CBM deverá ter no mínimo 100 Km podendo ser dividido em 2 ou 3 voltas, desde que o primeiro competidor, ao iniciar a volta 2 não alcance o ultimo competidor dentro do tempo de largada da volta 1.

1 – CH1 - Largada e Chegada: Local da Largada e Chegada da Prova
No local da Largada haverá 1 pátio onde esta localizado a área de serviço e parque fechado.
Área de Serviço – local para manutenção da motocicleta e alimentação, não pode entrar carros
Parque Fechado – Área destinada para a colocação OBRIGATORIA das motocicletas dos competidores 30 minutos antes da largada, onde a motocicleta deve deslocar com o MOTOR DESLIGADO, ate a sua hora de largada, não cumprimento cabe a desclassificação do Piloto.

2 – CH: Controle de Horário – controla o horário de passagem do piloto no decorrer de cada volta. Cada 1 Min de passagem atrasado ou adiantado o piloto perde este tempo ( somando no tempo total), se o piloto atrasar ou adiantar no CH, este tempo deve ser atrasado ou adiantado na tabela dos próximos CHs, até no final da prova, para passar sem perda de tempos, portanto o piloto não desconta tempo perdido no CH. No percurso poderá haver vários CHs.

3 – CT: Cross Teste – Teste Especial em circuito onde o inicio e fim é no mesmo local (Ex: pista de Motocross), o tempo é cronometrado.

4 – ET: Enduro Teste – Teste Especial em linha ou circuito), (Ex: trilha ou estradas abandonadas), o tempo é cronometrado.

5 – EX: EXTREME TESTE – Teste Especial em circuito com obstáculos (tipo TRIAL). tempo é cronometrado.

6 – A largada é feita sempre no minuto cheio, podendo ter até 3 Pilotos pôr Minuto.

7 – O piloto recebe uma tabela com os horários de passagem em todos os CHs para ser fixado na MOTO

Exemplo:

8 – O Piloto vencedor será o que fizer o menor tempo, somando os tempos de todos CHs + CTs + ETs + EXs.. Para cada Categoria separada e Também o geral, não podendo ter premiação em dinheiro.

9 – Antes de cada CH haverá uma Área, onde o piloto poderá parar e esperar completar o seu horário de passagem e assim passar pelo CH e não ser penalizado.

10 – O percurso é marcado com simbologia definida pelo padrão da Federação Intenacional de Motociclismo – F.I.M., Exemplo: (as cores podem ser mudadas).

11 – As Categorias: são as seguintes: De acordo com a CBM
E1 – MOTOS – 2T acima de 150 cc e 4t acima de 250cc
E2 – MOTOS – 2T até 150 cc e 4t até de 250cc
OVER35 – Pilotos acima de 35 anos – não importa a moto ou cilindradas.
OVER45 – Pilotos acima de 45 anos – não importa a moto ou cilindradas,
E4 – Nacional (CRF230, CRF150, Bros 125 e 150, TTR230, XR200, DT180, DT200, Tornado, Agrale, Falcon, Sundow STX)
E5 – Estreantes – não importa a moto ou cilindradas.
OBS. – As Categorias poderão ser alteradas.

12 – Nas PROVAS REGIONAIS pode-se abolir algumas regras para melhor adequar os pilotos ao regulamento. Exemplo: Ajuda de Mecânicos, Troca de Peças, Roteiros, Números de CHs, Número de CTs, Número de ETs, Numero de Voltas, Categorias, e Outros.

Edimilson Jose Campos
Diretor de Enduro da FECAM