ENDURO
F.I.M.
PRINCIPAIS REGULAMENTAÇÕES
A Prova
é um circuito, composto de estradas, trilhas e pode haver
pista de motocross, com qualquer distância em km, onde a primeira
volta é de reconhecimento do percurso e as outras voltas
contam o desempenho do piloto.
NO
ROTEIRO NÃO USA PLANILHA NEM MAQUINA DE NAVEGAÇÃO,
APENAS UM RELOGIO PARA CONTROLE DA HORA DE PASSAGEM NOS CHs
VEJA
AS DEFINIÇÕES A SEGUIR
Uma Etapa Completa, de acordo com a CBM deverá ter no mínimo
100 Km podendo ser dividido em 2 ou 3 voltas, desde que o primeiro
competidor, ao iniciar a volta 2 não alcance o ultimo competidor
dentro do tempo de largada da volta 1.
1 –
CH1 - Largada e Chegada: Local da Largada e Chegada da Prova
No local da Largada haverá 1 pátio onde esta localizado
a área de serviço e parque fechado.
Área de Serviço – local para manutenção
da motocicleta e alimentação, não pode entrar
carros
Parque Fechado – Área destinada para a colocação
OBRIGATORIA das motocicletas dos competidores 30 minutos antes da
largada, onde a motocicleta deve deslocar com o MOTOR DESLIGADO,
ate a sua hora de largada, não cumprimento cabe a desclassificação
do Piloto.
2 –
CH: Controle de Horário – controla o horário
de passagem do piloto no decorrer de cada volta. Cada 1 Min de passagem
atrasado ou adiantado o piloto perde este tempo ( somando no tempo
total), se o piloto atrasar ou adiantar no CH, este tempo deve ser
atrasado ou adiantado na tabela dos próximos CHs, até
no final da prova, para passar sem perda de tempos, portanto o piloto
não desconta tempo perdido no CH. No percurso poderá
haver vários CHs.
3 –
CT: Cross Teste – Teste Especial em circuito onde o inicio
e fim é no mesmo local (Ex: pista de Motocross), o tempo
é cronometrado.
4 –
ET: Enduro Teste – Teste Especial em linha ou circuito), (Ex:
trilha ou estradas abandonadas), o tempo é cronometrado.
5 –
EX: EXTREME TESTE – Teste Especial em circuito com obstáculos
(tipo TRIAL). tempo é cronometrado.
6 – A largada é feita sempre no minuto cheio, podendo
ter até 3 Pilotos pôr Minuto.
7 –
O piloto recebe uma tabela com os horários de passagem em
todos os CHs para ser fixado na MOTO
Exemplo:
8 –
O Piloto vencedor será o que fizer o menor tempo, somando
os tempos de todos CHs + CTs + ETs + EXs.. Para cada Categoria separada
e Também o geral, não podendo ter premiação
em dinheiro.
9 –
Antes de cada CH haverá uma Área, onde o piloto poderá
parar e esperar completar o seu horário de passagem e assim
passar pelo CH e não ser penalizado.
10
– O percurso é marcado com simbologia definida pelo
padrão da Federação Intenacional de Motociclismo
– F.I.M., Exemplo: (as cores podem ser mudadas).
11
– As Categorias: são as seguintes: De acordo com a
CBM
E1 – MOTOS – 2T acima de 150 cc e 4t acima de 250cc
E2 – MOTOS – 2T até 150 cc e 4t até de
250cc
OVER35 – Pilotos acima de 35 anos – não importa
a moto ou cilindradas.
OVER45 – Pilotos acima de 45 anos – não importa
a moto ou cilindradas,
E4 – Nacional (CRF230, CRF150, Bros 125 e 150, TTR230, XR200,
DT180, DT200, Tornado, Agrale, Falcon, Sundow STX)
E5 – Estreantes – não importa a moto ou cilindradas.
OBS. – As Categorias poderão ser alteradas.
12
– Nas PROVAS REGIONAIS pode-se abolir algumas regras para
melhor adequar os pilotos ao regulamento. Exemplo: Ajuda de Mecânicos,
Troca de Peças, Roteiros, Números de CHs, Número
de CTs, Número de ETs, Numero de Voltas, Categorias, e Outros.
Edimilson
Jose Campos
Diretor de Enduro da FECAM
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