OI - 33 98823 3877

CAMPEONATO CAPIXABA DE ENDURO FIM 2017

1- Segue as regras desde regulamento para Campeonato Capixaba de Enduro Fim 2017 em conjunto com Regulamento do Campeonato Brasileiro de Enduro Fim 2017. Os casos dúbios, não previstos, as dúvidas e divergências na interpretação dos presentes regulamentos, serão decididos pela Comissão de Enduro.

2 - Diretoria de Enduro: - 2014 / 2015
Presidente – 1 – Carlos Alberto Minet (28) 99886 2000
...................2 – Julio Casagrande ( Cromadão ) (28) 99945 6716
...................3 – Jomar Grecco (27) 99933 7741
...................4 – Aloísio Sfalsim (Telão) (27) 98122 8611
...................5 – Leonardo Petter  (27) 99637 9617
3- Alvarás de Prova R$ 250,00

4- PARTICIPACÃO NO CAMPEONATO:
1. Para participar no Campeonato Capixaba será obrigatório o uso de motos específicas de Enduro; caso a moto
não própria para o Enduro, a mesma deverá estar de acordo com este regulamento;
2. Todas as provas deverão ser feitas com no mínimo 1 (um) e no máximo 2 (dois) dias..
3. Numeração é de total responsabilidade da etapa organizadora, a mesma deverá disponibilizar um numero diferente para cada piloto inscrito.
4 - PONTUAÇÃO PARA O CAMPEONATO DE PILOTOS
4.1. Os 20 (vinte) melhores pilotos classificados de cada categoria, bem como na geral (incluindo todas as
categorias sem distinção) receberão os pontos conforme a colocação ao fim de cada dia da competição:
Conforme regulamento da CBM.
4.2. Para pontuar no campeonato, o piloto deve completar 50% da prova. Os 50% serão definidos conforme o numero de especiais e CH.
4.3. O Campeão da Prova será quem somar o maior numero de pontos, de acordo com os pontos do
Ranking obtidos em cada dia de prova, no caso de prova de mais de 1 dia;
4.4. Os organizadores de cada etapa poderão indicar 5 pilotos (pilotos da cidade sede) para pontuar com seu melhor resultado, em caso de prova de 2  dias a pontuação será 2 melhores resultado.
Ex: Se em todo campeonato o piloto organizador fez como melhor pontuação um 2º lugar (22 pontos) e um 3º lugar (20 pontos) ele repetirá 22 e 20 em sua cidade no caso de prova de 2 dias. Estes organizadores deverão estar  filiados à federação estadual e obrigatoriamente estarem presentes no dia da prova
e diretamente envolvidos na organização;
4.5. Ao Final do Campeonato, será Campeão em sua categoria e na Geral o piloto que somar o maior número de pontos na sua categoria.
5.  Haverá um descarte de prova corrida/largada.
6 – DESEMPATE:
6.1. No Campeonato: será em prol do piloto que obteve maior número de primeiros lugares, depois mais
Segundo  lugares e assim por diante. Caso ainda persista o empate, a preferência será dada ao piloto melhor
colocado na última prova, e assim por diante em ordem inversa de prova.
6.2. Na Prova (2 dias): a vitoria será decidida em favor do vencedor do ultimo dia de prova.
6.3. Na Etapa: somente um dia da prova, o vencedor será o piloto que tiver o melhores tempos nos testes especiais, somado todos os especiais da Etapa, na Categoria e na Geral.
7 – REGULAMENTO COMPLEMENTAR: Todas as provas deverão ter um regulamento complementar, em que deverá constar o nome do diretor de prova, membros da organização que receberão os pontos de “organizador”, membros do júri, número de voltas e quilometragem de cada dia, horário de largada do primeiro competidor, locais de largada e chegada, fonte da hora oficial e outras informações julgadas de relevância que forem necessárias para o bom andamento do evento.
8 - DEVERES DO PILOTO: É dever de todos os pilotos nas competições manter o mais alto espírito desportivo para com os demais concorrentes, antes, durante e após a competição e respeitar todas as disposições constantes no presente regulamento e seus adendos, bem como as disposições do Código Brasileiro de Desportos, Código Brasileiro de Motociclismo e Código Nacional de Trânsito. A documentação do piloto e da moto é de única e exclusiva responsabilidade do participante.
 9 - FILIAÇÕES: As filiações deverão  ser  feitas  no site www.cbm.esp.br.  Não será permitido participar de nenhuma etapa do campeonato 2017 sem está devidamente filiado, com exceção das categorias regional , infantil e juvenil.
 A responsabilidade de fiscalizar e proibir a participação do piloto não filiado é do clube organizador, caso haja participação de piloto sem filiação, o clube organizador pagará o valor referente à filiação, para Comissão de Enduro.

Notas Importantes:
9.1. O valor da inscrição será R$150,00(será dado um desconto de R$ 20,00 para quem fizer o deposito antecipado), categoria regional e infantil valor fixado para todas as etapas de R$ 80,00. para prova de 1 dias. Para prova de 2 dias será R$220,00 (E1, E2, EJ, E35, E40, E45, E50 e E4) e R$150,00 para a Regional, infantil e juvenil.
9.2. Ao assinarem a ficha de inscrição, os pilotos eximem a CBM, a Federação responsável, o clube organizador, os promotores e patrocinadores da prova, de toda e qualquer espécie de responsabilidade por danos que venha a causar a terceiros e ou a si próprio, antes, durante e após o desenrolar da competição. As inscrições serão limitadas e definidas no regulamento suplementar.
10 – CIRCUITO – É sugerido que os somatórios das especiais sejam maior que 30 minutos e menor que 60 minutos.  Melhorar marcação especialmente nos deslocamentos e especiais. O organizador deve evitar troncos e pneus altos.
11 - PERCURSO - Os pilotos devem seguir rigorosamente as leis de trânsito, nas áreas em que a prova transcorrer, sob pena de PENALIZAÇÃO OU DESCLASSIFICAÇÃO.  A organização poderá estabelecer zonas de radar, a velocidade máxima devera constar no regulamento complementar, no local devera ser sinalizado com placas ou pintura, “inicio radar” e “fim radar”, a penalização devera ser estabelecida também no regulamento complementar;

12 - CATEGORIAS: Conforme as regras da CBM:
* ENDURO 1: ate 125 2t e ate 250 4t
* ENDURO 2: de 175 2t ate 250 2t e de 251 4t ate 450 4t;
* EJ – Junior, para pilotos ate 23 anos completados no ano corrente, ou seja no ano em que se completa 23 ate dia 31/12;
* ENDURO 35: para pilotos acima de 35 anos completados no ano corrente;
* ENDURO 40: para pilotos acima de 40 anos completados no ano corrente;
* ENDURO 45: para pilotos acima de 45 anos completados no ano corrente;
* ENDURO 50: para pilotos acima de 50 anos completados no ano corrente;
* ENDURO 4: motos originalmente até 28cv. Obrigatoriamente motor e chassis originais. Preparação de suspensões é livre, inclusive substituição. A preparação do motor é livre, mas é obrigatório o uso do cilindro original da motocicleta;
* ENDURO 5 regional:  para pilotos sem filiação (qualquer moto),   dividido em  regional nacional e importada.
* INFANTIL A: pilotos com idade até 8 anos.
* INFANTIL B: pilotos com idade entre 9 e 12 anos.
* JUVENIL: pilotos com idade entre 13 e 15 anos.

13 - PREMIAÇÕES:
1. Serão entregues aos 5 primeiros colocados nas categorias: E1,E2,EJ,E35, E5 nacional e E5 importada. Serão entregues aos 3 primeiros colocados nas categorias:  E40,E45 e E50.
2. Serão entregues troféus para os 03 (três) primeiros colocados no resultado geral de cada dia de prova. Os pilotos devem obrigatoriamente estar presentes na cerimônia de premiação sob pena de punição  para a próxima etapa.
3.  Na entrega de premiação da Etapa é obrigatório pódio e banner de fundo.
4. No final do campeonato serão sorteados brindes para os pilotos filiados que participarem de todas as etapas do campeonato. O valor do repasse a Comissão de Enduro por cada cidade sede será: R$ 500,00. Terá um acréscimo de R$ 250,00 para a cidade sede que optar por não fazer a camisa/brinde ao piloto. 

14 – VISTORIA
1. A vistoria será feita no dia e horário designado no regulamento suplementar da prova, o quadro da
motocicleta terá o numero anotado, de forma a assegurar a identificação da mesma em qualquer momento da
prova, sendo obrigatório o piloto inicie e termine a prova com a mesma motocicleta, passível de
DESCLASSIFICAÇÃO caso troque da motocicleta durante a prova;
2. Ruídos Excessivos emitidos pelo sistema de escapamento;
3. Descanso lateral ou cavalete apropriado;
C. A falta de qualquer um destes itens não impedira a participação na prova, mas acarretará uma
PENALIZAÇÃO 60 SEGUNDOS no seu tempo total
D. A motocicleta deverá ser colocada no parque fechado em até 30 Min. da hora da largada. O piloto que não
cumprir o horário será penalizado com 60 segundos por cada minuto de atraso, até 15 Min da largada; os
pilotos que não fizerem a vistoria, não poderão largar.

 15 - REPAROS E MANUTENÇÕES: Todo reparo e/ou manutenção nas motocicletas deverão observar os
critérios a seguir:
1. O piloto poderá receber ferramentas e/ou peças em qualquer parte da prova.
2. Os reabastecimentos (gasolina e óleo), deverão ser feitos nos CHs entre as bandeiras branca e amarela ou em áreas pré-definidas e deverão ser feitas com o motor desligado.
3. O piloto pode receber a qualquer tempo e lugar, câmaras de ar e cilindros de ar, que poderão ser trocados a qualquer tempo, inclusive com ajuda de mecânicos.
4. Em todos os CHs entre a bandeira branca e a amarela o piloto poderá receber auxilio mecânico, sendo liberado o numero de mecânicos e efetuar qualquer manutenção permitida nas motocicletas. O não cumprimento de qualquer destes itens descritos acima, acarretará em PENALIZAÇÃO ou DESCLASSIFICAÇÃO do piloto.

16 - PARQUE DE TRABALHO
Nos CH́s entre a bandeira branca e a bandeira amarela deverá existir um Parque de Trabalho.
2. Nesta área serão feitos os serviços de manutenção, com ou sem o auxilio de mecânicos;
3. É proibido fumar no Parque de Trabalho.

 17 - ÁREA DE LARGADA
É uma pequena área fechada localizada logo após o Parque Fechado, onde os pilotos aguardam o sinal de largada. A moto só poderá ser ligada pêlos meios normais (kick ou partida elétrica).

 18 – ORDEM DE LARGADA
Na primeira etapa a ordem de largada será os 20 melhores do ranking na Geral do Campeonato 2016, nas etapas seguintes, os 20 (vinte) pilotos melhores classificados na Geral após a primeira etapa, inscritos na prova, largarão sempre na ordem da classificação, independente de sua categoria. Os demais pilotos largarão por sorteio geral e seguindo a ordem das categorias ou outro critério definido no Regulamento Complementar, aprovado pela Diretoria de Enduro.
1. O piloto organizador da primeira etapa que estiver ranqueado no ano anterior entre os 20 melhores colocados, largará na segunda etapa na mesma posição que lhe é de direito segundo o ranking do ano anterior.
A largada será sempre de 2 pilotos por minuto.

19 - CONTROLES HORÁRIOS (CHs)
1. Os controles horários – CH - visam anotar o horário de passagem do piloto, desconsiderando os segundos.
2. Um relógio oficial e uma placa com o número do CH deve ser colocada onde os pilotos possam ter visão;
3. O piloto perderá 30(trinta) minutos caso não passe por algum Controle de Passagem;
4. O FORFET: é o tempo máximo estabelecido pela organização para o piloto percorrer a especial (CT, ET ou XT) devendo ser estabelecido no Regulamento Complementar, caso não seja estabelecido no Regulamento
Complementar o tempo do FORFET será de 30 minutos em todas as especiais.
ART 26 – CONTROLE DE PASSAGEM (CP’s)O CP é um ponto determinado pela organização colocado nos deslocamentos da prova e visa confirmar a passagem dos competidores, eles serão quantos o organizador julgar necessários, e colocados em pontos estratégicos definidos pelo organizador. Caso o participante não passe pelo caminho, ou mesmo por um
caminho diferente ao estabelecido pelo organizador ele será PENALIZADO EM 10 MINUTOS por CP pedido. Os CP poderá ser feito por comissário anotando manualmente a passagem de cada competidor, e entregando um
comprovante da passagem para cada piloto ou através de um sistema de GPS devidamente homologado pela Diretoria de Enduro.

 20 – CRONOMETRAGEM
1. A Cronometragem é de total responsabilidade do organizar, cabendo ele contratar uma empresa que traga um resultado confiável aos pilotos. Não será permitido utilizar apenas sistema GPS nas etapas.
2. Perda de GPS, considerando que o GPS é a forma de verificação dos controles de passagens, se o piloto perder o GPS será considerado que ele perdeu os respectivos controles, além do pagamento dos valores referentes ao custo do equipamento.

21 - DESCLASSIFICAÇÃO:
DESCLASSIFICAÇÃO:
1. Não colocar a moto no parque fechado;
2. Trocar de motocicleta durante o dia de prova ou de um dia para o outro.
3. Fumar no Parque Fechado;
4. Chegar mais de 15 minutos de atraso na zona de largada;
5. Transportar combustível dentro de outro recipiente que não seja o reservatório de gasolina
6. Pilotar fora do caminho definido ou em sentido contrário;
7. A cilindrada ultrapassar a indicada na ficha de inscrição; PENALIZAÇÕES
1. Reabastecimento fora dos PT’s (Parque de Trabalho, antes dos CH’s) ou áreas definidas autorizadas pela organização; 60 SEGUNDOS
2. Não desligar o motor durante o reabastecimento; 60 SEGUNDOS
3. Não observar leis de trânsito; 60 SEGUNDOS
4. Percorrer qualquer teste especial em algum veículo (só é permitido a pé); 60 SEGUNDOS
5. Depois que o piloto passar na bandeira amarela dos controles (CH’s) com a motocicleta, ele não poderá
voltar em sentido contrario da prova para fazer manutenção na moto, sujeito à desclassificação da prova ou
penalização de 30 (trinta) minutos.
6. Na entrega de premiação o PILOTO classificado (1o ao 5o lugares de cada categoria) que não estiver
presente, será penalizado na próxima etapa com obrigatoriedade de largar na última posição, salvo com
justificativas aceitas pela direção de prova e Comissão de Enduro.

23 – SINALIZAÇÃO PADRÃO CBM 2015
A sinalização segue o padrão da CBM.

 24 -  Etapas Enduro FIM - 2016
12 de Março ------------------- Afonso Claudio
22 de Abril --------------------- São Mateus
20 de Maio --------------------- Marechal Floriano
10 e 11 Junho ------------------ Aracruz
02 de Julho --------------------- Guarapari
19 de Agosto ------------------- Conceição do Castelo
24 de Setembro ----------------- Serra


Contatos e Representantes na reunião de cada cidade e e-mail
Proenduro – Edimilson – ediproenduro@hotmail.com – (33) 98823 3877
01 – Conceição do Castelo – Gustavo – (28) 99983 6640
02 – Pedra Azul – Jomar – jomadeiras20@hotmail.com – (27) 99933 7741
03 – São Mateus – Thaynnon – (27) 99780 602
04 – Aracruz – Aloísio – atelao@uol.com.br – (27) 98122 8611
05 – Venda Nova – Carlim – minet.ca@hotmail.com – (28) 99886 2000
06 – Afonso Claudio – Adonias – adoniaspetter@hotmail.com
07 – Guarapari – Digo Andrade – (27) 99258 1650