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Pró Enduro
Levantamentos e Cronometragem.
Rua Nicolini, 178 - Mantena - MG
CEP 35290-000
(33) 8823-3877
Edimilson José Campos
 



REGULAMENTO do CAMPEONATO BRASILEIRO de
ENDURO de REGULARIDADE

OBJETIVO
1. Este Regulamento destina-se a Provas de Enduro de Regularidade. O presente Regulamento é válido para todas as etapas do Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade 2010.
DEFINIÇÃO, ORGANIZAÇÃO, PROMOÇÃO E SUPERVISÃO
2. A CBM fará realizar no ano de 2010, o Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade, que será disputado em 12 etapas.
REGULAMENTO COMPLEMENTAR
3. O Regulamento Complementar será confeccionado pela Direção de cada etapa e deve ser submetido a aprovação da Comissão Nacional de Enduro. Deve ser divulgado até 05 dias antes da competição e não pode conter normas que firam o Regulamento Geral do Campeonato.
Deve conter OBRIGATORIAMENTE:
3.1. Período, local e valor das inscrições;
3.2. Data, hora e local do sorteio e entrega da planilha;
3.3. Data, hora e local da largada (promocional e oficial), vistoria, chegada e divulgação do resultado;
3.4. Nome dos responsáveis pela Direção e Organização da Prova;
3.5. Penalizações complementares, se necessárias, por problemas de segurança;
3.6. Membros do Júri de Prova, composto por;
01 Membro da CBM (presidente)
02 Membros da Federação
02 Membros do Clube organizador
(não deverão fazer parte do júri os diretores de prova, organizadores)

É desejável que contenha:
3.7. Informações a respeito de trechos específicos, testes especiais, etc;
3.8. Informações sobre aferição da quilometragem (moto, equipamento, pressão dos pneus, etc);
3.9. Informar o nome do membro da organização que irá participar do JP (Júri de Prova);
3.10. Local e hora (do primeiro concorrente), de abastecimento e neutro de almoço;
3.11. Informar o tipo de motocicleta que levantou o enduro.
PROVAS
4. Serão válidas pelo Campeonato Brasileiro de Enduro, as competições indicadas pela CBM, e realizadas no Brasil.
4.1. Para serem consideradas válidas para cada uma das categorias no Campeonato Brasileiro as etapas indicadas deverão cumprir o que segue, para cada categoria:
4.1.1. Obedecer a este Regulamento e demais normas impostas pela CBM.
4.1.2. Não poderá haver anulação, por motivos técnicos ou outros de mais do que 25% (vinte e cinco por cento) dos PC's ativados.
4.1.3. Por PC ativado, entende-se aquele em que tenha a passagem de pelo menos um concorrente.
4.2. A apuração do resultado de cada etapa deverá ser, obrigatoriamente, informatizada com utilização de Sistema homologado pela Diretoria Nacional de Enduro de Regularidade da CBM e deve obrigatoriamente dispor dos seguintes recursos:
4.2.1. Imprimir à partir do programa de apuração a lista das horas de passagem nos PC´s indicando quais registros estão inalterados e quais registros foram alterados durante o processo de apuração, permitindo assim auditoria.
4.3. O Campeonato Brasileiro de Enduro 2010, somente será considerado concluído após a realização de, no mínimo, 10 (dez) etapas.
4.4. Não serão válidas etapas noturnas neste Campeonato.
4.5. A prova poderá ser realizada em vários dias, valendo uma etapa para cada dia.
4.5.1. Cada etapa deverá Ter, no mínimo, 40 PC's de tempo válidos.
CATEGORIAS
5. Todas as Provas serão disputadas em 5 (cinco) categorias: MASTER, SENIOR, OVER, JUNIOR e NOVATOS (válidas pelo Brasileiro).
GRADUAÇÃO
Conforme a Federação de cada Estado, salvo condições abaixo:
5.1. Os pilotos campeões e vice-campeões brasileiros, no ano imediatamente anterior, das categorias Sênior, Júnior e Novatos, terão, obrigatoriamente de competir na categoria acima da que foi campeão, independentemente de idade ou de sua graduação em seu estado.
5.2. Os pilotos Master com idade acima de 35 anos, poderão optar em correr na categoria Sênior, salvo condições descritas no item 5.1.
5.3. A categoria OVER será constituída pelos pilotos maiores de 40 anos, completos antes do início do campeonato, esta categoria obedecer ao critério idade, não importado se tenha sido campeão nesta categoria ou em outra do campeonato.
INSCRIÇÃO
6. Para pontuar nas Provas:
6.1. Todo piloto que concorrer nas provas do Campeonato Brasileiro pontuará automaticamente.
6.2. A Federação organizadora da prova, repassará à CBM R$ 20,00 (Vinte reais) por cada piloto inscrito na prova, cumulativamente ao alvará de prova no valor de R$ 1.000,00 (Hum Mil Reais) sendo que as inscrições do campeonato 2010 terá o valor Maximo por etapa de R$ 150,00 (Cento e cinqüenta reais).
6.3. Ao assinarem a Ficha de Inscrição, os pilotos eximem a CBM, o Clube Organizador, os promotores e patrocinadores da Prova de toda e qualquer responsabilidade por dano de qualquer espécie que venha a causar a terceiros e/ou a si próprio, antes, durante e após o desenrolar da competição.
6.4. Todos os pilotos inscritos na prova devem, obrigatoriamente, estar filiados à Federação organizadora e a CBM.
VISTORIA
7. O piloto deve apresentar-se com sua motocicleta no local reservado a vistoria, pelo menos 15 (quinze) minutos antes de sua hora ideal de largada., ou conforme estabelecido no Regulamento Complementar.
7.1. Para os pilotos, são obrigatórios os seguintes itens: capacete, óculos ou viseiras, luvas, botas e roupas resistentes.
7.2. No capacete deverá estar escrito, em local visível e de forma legível, o nome do piloto, grupo sangüíneo e fator Rh.
7.3. A moto deve estar em bom estado mecânico, e sistema de escape com ruído dentro dos limites legais.
7.4. O chassi da motocicleta poderá ser lacrado na vistoria, para posterior conferência do cumprimento do item "c" do art. 24.1.
7.5. Poderá haver postos de vistoria, ao longo do percurso da Prova.
7.6. A direção de prova poderá impedir a largada, ou continuação na prova, de concorrente ou moto que não apresentar-se em conformidade com o que estabelece este Regulamento.
7.7. Haverá PC de tempo ou de roteiro na vistoria, mas somente serão penalizados os concorrentes que se atrasarem, até um limite de 900 (novecentos) pontos que correspondem a mais de 15'05" de atraso, ou conforme previsto no regulamento complementar.
7.8. A Prova inicia-se no horário ideal do primeiro piloto ou na abertura do PC de vistoria da largada (se houver) e encerra-se somente depois de realizada a vistoria de chegada (entende-se por prova cada etapa)
7.9. O piloto poderá ser examinado clinicamente antes, durante e após a competição, estando sujeito a desclassificação da Prova, caso negue-se ao exame.
7.10. O piloto poderá trocar de moto entre uma etapa e outra. Deve fazer comunicação por escrito ao diretor de prova ou membro da Organização da Prova e proceder a vistoria da nova moto.
ORDEM DE LARGADA
8. A ordem de largada será conhecida através de sorteio público semi-dirigido em data e local definidos no Regulamento Complementar. A ordem do sorteio, obedecerá as colocações no atual campeonato, ou seja, serão sorteados os 5 primeiros colocados (de cada categoria) e a seguir os demais. Esta ordem deverá ser diferenciada entre as etapas. (ou invertendo a ordem de largada ou invertendo grupos de largada ou através de novo sorteio).
8.1. O intervalo de largada entre os concorrentes será definido pela Direção de Prova, não podendo ser inferior a um minuto para a categoria máster.
8.2. Deverão largar na ordem: MASTER, SÊNIOR, OVER, JUNIOR, NOVATOS e outras categorias.
8.3. A largada é de responsabilidade de cada participante, baseado na hora oficial e na lista de largada fornecida pela organização da prova.
8.4. Em principio as largadas serão manual valendo o tempo de largada gravado no GPS de cada Competidor.
PLANILHAS
9. A planilha deverá fornecer: a quilometragem do trecho, a simbologia (indicações do roteiro), a velocidade média horária de cada trecho, o tempo acumulado em cada PMM (Ponto de Mudança de Média) e as observações pertinentes a cada caso, ESPECIALMENTE AS QUE INDIQUEM RISCOS PARA OS PILOTOS.
9.1. Por trecho, entende-se o percurso situado entre dois pontos onde o odômetro deva ser "zerado" e/ou a velocidade média seja alterada.
9.2. Serão fornecidas aos participantes, e somente a estes no início da Prova, com pelo menos 60 (sessenta) minutos de antecedência há sua hora ideal de largada.
9.3. Não poderão ser entregues de forma parcelada na competição.
9.4. Poderão conter médias para tempo seco e para chuva.
9.5. Serão em formato ROLL BOOK, de largura 57mm (± 2mm), com comprimento no mínimo de 25cm. Serão em formato ROLL BOOK de largura 57mm (± 2mm) sem emendas tipo bobina, caso o organizador não o faça estará sujeito a cancelamento da etapa conforme decisão da comissão nacional de enduro.
9.6. A simbologia deverá ser simples e clara, procurando mostrar apenas o necessário à identificação do roteiro, obrigatoriamente na seqüência Km, desenho referência, valor, tempo, observações.
9.7. Nos símbolos usados, a "bolinha", que identifica a posição do concorrente, estará sempre na posição inferior do diagrama.
9.8. Os ângulos da simbologia deverão representar com a melhor fidelidade possível, os ângulos reais das encruzilhadas e bifurcações.
9.9. Os obstáculos que, por não serem facilmente visíveis, possam representar perigo para os pilotos, devem, OBRIGATORIAMENTE, estar bem assinalados na planilha. Exemplo: arames esticados, cercas, cancelas, valas, galhos, etc.
9.10. A (s) entrada(s), desvios ou bifurcações, de mesmo sentido que situar (em)-se a menos de 50 m, antes de alguma entrada, desvio ou bifurcação pertencente ao roteiro (a ser referida na planilha) também deverão constar da planilha, sob pena de cancelamento do(s) PC(s) até o segundo PMM.

9.11. Os caracteres de indicação da quilometragem na planilha, devem ter o tamanho mínimo de 22 na fonte arial do Microsoft Word.
9.12. A Organização da Prova poderá recolher a planilha no final da Prova, podendo o piloto sofrer penalização de 300 pontos, desde de que devidamente avisado no Regulamento Complementar da prova
INDICAÇÕES QUILOMÉTRICAS
10. As medidas serão sempre em KM (quilômetros), com subdivisão de 10 em 10 metros.
10.1. As indicações quilométricas referem-se sempre a posição da bolinha, que é o local onde o levantador da prova estava na hora em que visualizou e desenhou a planilha. Este ponto dista cerca de 3 metros da referencia em questão. Por exemplo, no caso de um cruzamento, a bolinha é um ponto imaginário 3 metros antes do cruzamento. Este é o ponto exato de aferição do velocímetro, e calculo do PC, caso esteja nesta referencia. Os PC's que forem anotados fora deste ponto, deverão ter seu tempo corrigido para a nova referencia quilométrica. Isto deve ser observado, principalmente em referencias que envolvem áreas muito grandes, e ou médias horárias muito baixas.
10.2. As velocidades serão dadas em km/h (quilômetros por hora) e representadas por números inteiros.
10.3. A velocidade média máxima em estradas de terra não poderá ser superior a 66 km/h, e em trechos de asfalto, 69 km/h, devendo-se evitar velocidades médias elevadas.
10.4. Em hipótese alguma a velocidade média exigida no trecho, poderá ser superior à permitida pelo Código de Trânsito para o local.
10.5. É proibido o uso de trajetos que conduzam aos concorrentes percorrerem o mesmo trecho simultaneamente em contramão, a não ser em deslocamentos dentro de cidades ou estradões.
IDENTIFICAÇÃO DO PILOTO
11. Deverá ser feita através do jaleco (ou similar) numerado a ser fornecido pela Organização, e por sua Carteira de Habilitação ou Identidade. O jaleco será facultativo. A Organização da Prova poderá solicitar a devolução do jaleco no final da prova.
11.1. Em caso de ausência ou má visibilidade da numeração oficial que identifica a moto ou o piloto, durante a competição, o concorrente assume o erro de tomada de tempo, ou inexistência do registro de passagem nos Postos de Controle.
11.2. Na categoria máster os números dos pilotos são fixo referente ao ano anterior.( Campeão corre com numero 01)
11.3. No caso do organizador fornecer jalecos para a premiação os mesmo deverão ser usados pelos respectivos campeões sobre pena de desclassificação caso não use.
IDENTIFICAÇÃO DA MOTO
12. Será feita através do numero do chassis e por numeração adesiva que deverá ser fornecida pelo Organizador.
12.1. A documentação da moto e do piloto é de única e exclusiva responsabilidade do concorrente ou piloto.
CONSTITUIÇÃO DA PROVA
13. A Prova será constituída de trechos de regularidade, neutralizados, deslocamentos e testes especiais.
13.1. Trecho de regularidade é o que tem definida a velocidade média, e na qual cumpre ao piloto manter-se com a melhor precisão possível.
13.2. Neutralizado é um ponto do roteiro, em que é dado um tempo de parada para o piloto.
13.3. Deslocamento é um trecho em que é dado um tempo máximo para ser percorrido. Nele, não há média horária definida, sendo normalmente usado para travessias de locais povoados, sendo contudo, para efeito de calculo deste tempo, um valor de, no máximo, equivalente a uma média de 40Km/h. Especialmente nestes trechos o piloto deve observar, rigorosamente, as leis de trânsito.
13.4. Em casos de deslocamentos em asfalto ou vias rápidas, deverão seguir as leis de trânsito vigentes no trajetos, com velocidade nunca superiores a 80Km/h.
13.5. Cada etapa do campeonato deverá ter, no mínimo, 5 horas de prova ou 150 Km de extensão.
TESTES ESPECIAIS
14. Poderão haver testes especiais de velocidade (TVE) e "Non Stop" (TNS) durante as competições, mas não serão válidos para pontuação no campeonato.
ALTERAÇÕES NO ROTEIRO
15. No caso de algum imprevisto natural, com rio cheio, barreira ou nova estrada, por exemplo, que impossibilite a passagem ou provoque alguma alteração do roteiro, corre por conta dos concorrentes procurar os meios que o conduzam o mais brevemente ao roteiro original. Seus tempos ideais permanecerão os mesmos, desde que o imprevisto tenha ocorrido a todos os pilotos da categoria. No caso do imprevisto acontecer no meio de uma categoria, os PC's afetados por esta situação devem ser cancelados para esta categoria, uma vez que não houve igualdade de condições para todos os pilotos da categoria.
15.1. No caso de impossibilidade de continuação no roteiro, por ação de agentes externos à Prova, não identificados em 16, como proprietários dos caminhos ou autoridades policiais serão anulados os PC's colocados além deste ponto, para as categorias afetadas pelo ocorrido. A critério da Direção da Prova, e de acordo com as características do trajeto, os PC's colocados além do neutro mais próximo, poderão ser validados.
ALTERAÇÕES NA PROVA
16. Em caso de mudança de horários por força maior ou motivos técnicos, o Diretor de Prova e/ou organizador deverá comunicar imediatamente, pelos meios disponíveis, a todos os pilotos inscritos.
16.1. Se por qualquer motivo de força maior, ou de segurança, a Prova não puder ser realizada, os Organizadores, Promotores, Patrocinadores e a CBM, não serão obrigados a nenhuma indenização, além da devolução das inscrições efetuadas.
APOIO
17. Nas dificuldades, os concorrentes devidamente identificados poderão ajudar-se na transposição de obstáculos. Exceto em caso de risco de vida, não será permitida a ajuda de pessoas estranhas à Prova.
17.1. Também não será permitido que quaisquer concorrentes sejam acompanhados por outras motos (inscritas na Prova ou não), com a finalidade de lhe prestar apoio físico ou de outra espécie. Tal fato poderá ser comprovado por meio de filmagem ou fotos ou ainda pelos registros de tempos dos GPS.
17.2. A não observância deste artigo, implica na desclassificação do(s) concorrente(s) faltoso(s).
CRONOMETRAGEM - POSTOS DE CONTROLE
18. A cronometragem será feita com base num horário padrão chamado Hora Oficial de Prova
18.1. A Hora Oficial de Prova deve ser apresentada para o competidor em local visível pelo menos 1 hora antes da largada.
18.2. O Horário oficial de prova deve ser sincronizado com a hora do GPS.
18.3. Os PC's serão colocados em pontos aleatórios do percurso, a distância e localização conhecida unicamente pela Direção da Prova.
18.4. O concorrente terá seu tempo registrado, em aparelho GPS fornecido pela organização da prova.
18.5. Os PC's poderão ser de roteiro, ou de roteiro e tempo (mistos).
18.6. PC de roteiro visa apenas confirmar a passagem do concorrente, dentro de um intervalo de tempo definido. Será prioritariamente usado em locais de difícil passagem, sujeitos à congestionamentos e também onde haja possibilidade de se cortar caminho. Poderá ser usado dentro de trecho de deslocamentos e será permitido a anotação manual.
18.7. O concorrente terá que chegar no PC, por caminho pertencente ao roteiro e no sentido do deslocamento da Prova. Caso contrário, perde os pontos relativos ao PC de roteiro 900 pontos.
18.8. PC de roteiro vale 900 (novecentos) pontos fixos. Se o concorrente não passar por ele, ou adiantar-se mais do que 5' (cinco minutos), ou atrasar-se mais do que 20' 05" (vinte minutos e cinco segundos), ou chegar nele por caminho diferente ou de direção oposta ao roteiro, perde 900 (novecentos) pontos. Excetua-se neste caso, o PC de vistoria, que é regulado conforme o item 8.7.
18.9. O PC misto visa conferir a navegação (manutenção da média) e será sempre, também de roteiro. Não há PC exclusivamente de tempo. O PC misto vale até 1.800 (mil e oitocentos) pontos, sendo 900 (novecentos) pelo roteiro e 900 (novecentos) pela manutenção da média horária.
18.10. O concorrente perde 1 (um) ponto por segundo de atraso em relação há sua hora ideal de passagem pelo PC, descontada a tolerância de 5" (cinco segundos). Além deste tempo de atraso e até 20' 05" de atraso, serão imputados 900 (novecentos) pontos fixos. Além de 20' 05" de atraso, ou não passando no PC, o concorrente perde 1.800 (mil e oitocentos) pontos.
18.11. O concorrente perde 3 (três) pontos por segundo de adianto em relação há sua hora ideal de passagem pelo PC, sem margem de tolerância. Além de 5' (cinco minutos) de adiantamento, o piloto perde 1.800 (mil e oitocentos) pontos.
18.12. Resumo, para todas as categorias:
5’ ou + Até 5’ 0” a 5” 6” até 15’ 05” de 15’ 06” a 20’ 05” 20’ 06” ou +
1.800 3 a 900 0 1 a 900 900 1.800
18.13. A tolerância de passagem no PC (Posto de Cronometragem) será de 5” (cinco segundos) por atraso. Para adiantamento na passagem, poderá haver tolerância de ate 5 (cinco segundos).
18.14. O PC poderá ser anulado para uma ou mais categorias.
18.15. Para efeito de contagem de pontos perdidos, no caso de haver mais de uma anotação de passagem, valerá a primeira passagem do concorrente pelo PC.
18.16. Cancelamento de PC.
18.16.1. Se constatado erro na planilha (pela Organização), somente terá validade o PC localizado após o 2 PMM subseqüente. Entende-se também como PMM os neutralizados técnicos. Caso não seja suficiente a organização da prova, sob aprovação do júri poderá estender este cancelamento em km, não sendo permitido ultrapassar aos 10 km de rota.
18.16.2. Caso ocorra bloqueio ou fechamento de um trecho da Prova, a Organização terá a faculdade de cancelar total ou parcialmente os PC's do trecho. Este caso se aplica somente a problemas causados pela Organização da Prova, tais como referência errada ou informações inverídicas, ou impedimento pelo proprietário de terrenos, sítios, fazendas, etc.
18.16.3. Considera-se erro de tempo acumulado para cancelamento de PC, somente aquele erro anterior ao PC, sendo desconsiderado erro no fechamento do PMM.
18.17 APURAÇÃO DE DADOS GPS

18.17.1 A apuração será feita através de equipamentos de rastreamento por
satélite. GPS.

18.17.2 Serão usados os equipamentos de rastreamento via satélite (GPS) no mínimo 02 (dois por piloto).
O(s) equipamento(s) será(ão) fornecido(s) pela organização antes da largada da prova e
deverá(ão) ficar junto ao corpo do competidor dentro do suspensório que foi fornecido pela
organização, ou em pochete, bolso e/ou fixado na moto.

18.17.3 O GPS poderá ser vistoriado por fiscais da prova devidamente identificados em qualquer momento
da prova, solicitando a parada do competidor no local da vistoria.

?????????O competidor deverá assinar um termo de responsabilidade, no momento da entrega do(s)
equipamento(s) onde assume a total responsabilidade sobre o(s) mesmo(s) Caso o competidor não
devolva o equipamento, em condições de funcionamento ao final do evento, independentemente do
motivo (roubo, perda, danos propositais ou não, etc..) o mesmo deverá reembolsar o valor
especificado no termo de responsabilidade para a organização em até no máximo 10 dias corridos
18.17.5 Os postos de cronometragem serão posicionados no decorrer do roteiro, em posições e quantidades
não conhecidas previamente pelos competidores. Eles serão divulgados, através da ficha técnica,
logo após a chegada do primeiro competidor de cada categoria.
18.17.6 Os dados de cada competidor serão coletados por um (ou mais) coletor(es) de dados GPS,
conforme descrito no item 1, em todo trajeto da prova, desde a largada até a chegada. A apuração
será realizada através dos dados coletados, entre eles: hora com precisão de segundos e posição
geográfica (latitude e longitude).
18.17.7 O coletor de dados será removido na chegada do competidor, ou em outro local especificado pela
organização. Se o aparelho não for devolvido no local especificado pela organização em até 90
minutos além do horário ideal do final da prova (de cada competidor) o concorrente será
desclassificado, sem direito a reclamação. Será da responsabilidade do competidor a devolução
do(s) aparelho(s) mesmo após o prazo, caso contrário será cobrado o valor definido no termo de responsabilidade.

18.17.8 A coleta de dados será feita em segundos e através de interpolação alcançará a precisão de
centésimos de segundos. A interpolação será feita entre os dois pontos mais próximos anterior e
posterior a linha de cada PC. Para efeito do cálculo de pontos perdidos o tempo será em segundos.

18.17.9 O equipamento de GPS devera atender as necessidades abaixo.
- Não será permitida nenhuma instalação elétrica no veiculo.
- Para levantamento deverá ser usado um equipamento GPS similar ao utilizado para coleta dos dados
dos competidores.

18.17.10 Poderá haver controle de velocidade máxima em qualquer trecho da prova, os limites quando
estabelecidos, serão divulgados na planilha.

18.17.11 Qualquer pico de velocidade de um competidor acima da velocidade máxima estabelecida no trecho
implicará uma penalidade de 300 pontos por pico atingido. Haverá uma tolerância de 10% na velocidade máxima estabelecida e dentro da faixa de tolerância não haverá penalidade.

18.17.12 Definição de pico de velocidade: Sempre que a velocidade exceder a velocidade máxima acrescida
de sua tolerância em mais de 10 segundos seguidos é considerado um pico

18.17.13 Caso o competidor use qualquer outro modelo de GPS reserva, o funcionamento do GPS reserva fica
sob responsabilidade do competidor, bem como a descarga dos dados e o fornecimento do arquivo
com os dados.

18.17.14 Após os comissários serem notificados da necessidade de dados do GPS Reserva, será fixado em local previamente divulgado no Briefing, nome do piloto que deverá apresentar os dados. O piloto terá 30
minutos para entregar o referido arquivo à Direção de provas, a partir da divulgação.
18.17.15 A responsabilidade de entrega do arquivo será do piloto ou de um representante que deverá registrar a
entrega.

18.17.16 O arquivo do GPS reserva que deve ser entregue na sala deve seguir as seguintes indicações:
O arquivo deverá ser entregue via pen drive USB compatível com Windows XP no formato GTM compatível com Track Maker versão 13.0 ou superior.

18.17.17 Os dados devem ser coletados de 1 em 1 segundo

18.17.18 O nome do arquivo deve seguir um padrão indicado pela responsável pela apuração e deve constar no regulamento complementar.

18.17.19 Em caso de falha dos aparelhos será usado a pontuação dobrada ex. 1º dia equipamento falhou vale a pontuação dobrada do 2º dia, 2º dia falhou vale a pontuação dobrada do 1º dia.

CLASSIFICAÇÃO E PONTUAÇÃO
19. A classificação na Prova, será feita por ordem crescente de pontos perdidos durante a competição. A quem perder o menor número de pontos, cabe o primeiro lugar, e assim sucessivamente.
19.1. A classificação e pontuação do piloto em cada etapa do Campeonato, será exclusivamente por categoria, não havendo classificação ou pontuação pelo geral da Prova.
19.2. Para obter classificação na etapa, o piloto deverá ter passado em pelo menos 50% (cinqüenta por cento) dos PC's ativados, com pontuação inferior a 1800 (mil e oitocentos) pontos. Aos que não obtiverem este desempenho, não será atribuída classificação na Prova ou pontuação para o Campeonato.
19.3. Em caso de empate no total de pontos entre dois ou mais competidores, o critério de desempate na etapa será:
a) Maior número de PC’s com 0 (zero) ponto perdido.
b) Persistindo o empate, deve-se passar para menor pontos nos PC's em ordem inversa, do ultimo ao primeiro e assim sucessivamente.
c) Persistindo o empate, será refeito o cálculo, somente para os pilotos empatados , retirando a tolerância e aplicando a regra.
d) Persistindo o empate, a vitoria será dada ao piloto mais velho.
e) Persista o empate será feito um sorteio público para identificar o vencedor.
Em caso de empate em provas de dois dias 02 etapas, em resultados iguais prevalecerá o resultado maior do segundo dia, em caso de empate com resultados diferentes prevalecerá a melhor colocação.
19.4. A pontuação a ser atribuída aos pilotos:
1º - 25 pontos 9º - 12 pontos 17º - 04 pontos
2º - 22 pontos 10º - 11 pontos 18º - 03 pontos
3º - 20 pontos 11º - 10 pontos 19º - 02 pontos
4º - 18 pontos 12º - 09 pontos 20º - 01 pontos
5º - 16 pontos 13º - 08 pontos
6º - 15 pontos 14º - 07 pontos
7º - 14 pontos 15º - 06 pontos
8º - 13 pontos 16º - 05 pontos
19.5. Ao final do Campeonato, será proclamado Campeão, o piloto que houver somado o maior número de pontos, em cada categoria.
19.6. Em caso de empate no total de pontos entre dois ou mais competidores de uma categoria, o critério de desempate para definir o Campeão será: • melhor colocação para quem tiver maior número de primeiros lugares. Persistindo o empate, passa-se a considerar o maior número de segundos lugares e assim sucessivamente. Se mesmo assim persistir o empate, terá melhor classificação o piloto que obtiver a melhor colocação nas etapas em ordem inversa.
19.7. Não Haverá descartes de etapas.
19.8. A Federação de cada estado organizador, poderá indicar 2 (dois) pilotos para ajudarem na organização de sua prova. A indicação deverá ser encaminhada a Diretoria Nacional de Enduro de Regularidade da CBM, por escrito e obrigatoriamente, até 12 horas antes do inicio da primeira prova deste campeonato. Estes pilotos terão o papel de abrir e fechar cada etapa da prova. A estes pilotos, para efeito de pontuação no campeonato, serão computados os seus dois melhores resultados no ano após a organização da prova. Fica limitado em dois créditos por piloto, mesmo que este participe da organização de mais de duas etapas. Não havendo etapa posterior para usar os pontos como parâmetro, será utilizados a media das etapas anteriores participadas.
19.9. Só será atribuída pontuação (dois melhores resultados) ao piloto que participar, abrindo ou fechando a prova que participou da organização.
DEVERES DO PILOTO
20. É dever de todo piloto nas competições:
20.1. Manter o mais alto espírito desportivo para com os demais concorrentes, antes, durante e após a competição.
20.2. Respeitar todas as disposições constantes no presente Regulamento, no Regulamento Complementar e seus adendos, bem como as disposições do Código Brasileiro de Motociclismo e Código Nacional de Trânsito.
DEVERES DA ORGANIZAÇÃO
21. São deveres da organização em cada etapa:
21.1. Fornecer trecho específico para aferição da quilometragem ou confeccionar a planilha sem média no primeiro trecho, (deslocamento), o qual servirá como aferição.
21.2. A aferição inicial do odometro da moto utilizada para criar o trecho de aferição deverá ser compatibilizado (aferido) com a distancia obtida com equipamento GPS.
21.3. Pelo menos 30 minutos antes da divulgação dos resultados, afixar os horários de passagem de cada categoria , ou distribuir ficha individual de passagem de cada piloto, possibilitando aos concorrentes, a conferência dos lançamentos dos dados.
21.4. Após a divulgação do resultado de cada categoria, deverá apresentar ficha de desempenho da categoria, onde conste os pontos perdidos de TODOS os pilotos em TODOS os PC's.
21.5. A organização deverá afixar no local de chegada, a partir do horário ideal de chegada do primeiro piloto, ficha técnica dos PCs contendo: Posição na planilha (trecho e medição quilométrica), Localização geográfica (latitude e longitude) e horário ideal por categoria.
21.6. A Organização deve informar , até 60 (sessenta) minutos antes da largada, o critério de médias, tempo seco ou chuva.
21.7. Entregar ao Comissário da CBM, os resultados da Prova na seguinte forma:
21.7.1. Ficha Técnica da Prova igual a do item 21.5
21.7.2. Classificação das diversas categorias;
21.7.3. Planilha de pontos perdidos das categorias, onde conste TODOS OS pontos perdidos em TODOS os PC's, numa única folha;
21.7.4. Fichas de inscrição devidamente preenchidas.
21.7.5. Fornecer em mídia de CD ou PenDrive , Tracks relativo a etapa de todos os pilotos, em formato GTM (Track Make Versão igual ou superior 13.0)
21.8. Providenciar a abertura de todas as porteiras, cancelas e afins, pertencentes ao roteiro, evitando assim, que somente o primeiro piloto perca tempo nesta tarefa. Esta tarefa deverá ser feita por membro da Organização, que assume a condição de "piloto zero".
21.9. Entregar ao Comissário da CBM cópia dos ofícios enviados pela Federação, às autoridades competentes informando sobre a realização do evento.
21.10. Providenciar total e irrestrito acesso ao representante da Comissão Nacional de Enduro da CBM, a apuração dos resultados de cada etapa. Este Comissário deve ser informado de todos os detalhes da Organização da Prova, incluindo acesso às anotações dos PCs (manuais e eletrônicos) desde o momento da chegada destas informações à central de apuração, até as eventuais correções (devidamente fundamentada) que se façam necessárias.
21.11. Sinalizar de forma clara, os caminhos que não possam ser facilmente identificáveis por referências na planilha.
21.12. A Organização da prova não deve permitir a participação de pilotos não confederados. Caso isto ocorra, será penalizado no valor de R$ 80,00 por cada piloto não filiado a CBM.
21.13. Disponibilizar para o comissário da CBM os “waypoint” dos PCs no formato Track Maker (www.gtm.com.br) em uma mídia tipo CD-ROM ou Pen-Drive. “Waypoint” é a coordenada geográfica (latitude e longitude) de cada PC em envelope lacrado antes da largada de cada dia, este será aberto em publico após a divulgação dos resultados.
PENALIZAÇÕES
22. O clube e/ou federação que não cumprir com os deveres estabelecidos neste regulamento, poderão sofrer penalizações pecuniárias no valor de uma inscrição para cada item não realizado, até a anulação de prova e consequente perda do direito de realizar prova válida para o Campeonato Brasileiro no(s) ano(s) seguinte(s).
23. É proibido qualquer movimento, pressão ou manifestação dos pilotos, na véspera, no dia, ou após a competição, contrário às decisões dos Comissários Desportivos, Organizadores e Representante da CBM, acerca da Prova ou Campeonato. Tal atitude será punida com a suspensão do(s) faltoso(s) por no mínimo uma Prova do Campeonato
23.1. Nas Provas, os pilotos poderão ser penalizados pelas seguintes faltas:
a) Agredir com palavras qualquer membro da organização desclassificação
b) informação errada ou incompleta na ficha de inscrição desclassificação
c) manobras desleais contra outros concorrentes desclassificação
d) troca de moto ou piloto durante a Prova desclassificação
e) alteração, supressão ou inclusão de inscritos no jaleco e/ou adesivos oficiais desclassificação
f) cortar caminho por cima de plantações, cortar cercar e outros atos contra propriedade privada 300 pontos
g) ao chegar no PC (sentido correto), tentar de qualquer forma avisar aos outros pilotos,
da localização deste desclassificação
h) passar pelo PC (em sentido correto) e retornar em sentido contrário ao da Prova, pelo PC 1.800 pontos
i) chegar no PC por sentido contrário ou por caminho diferente do roteiro 900 pontos
j) desrespeito às leis de trânsito inclui radar para velocidade máxima. 1.800 pontos
k) pilotagem perigosa, excesso de velocidade, exibicionismo, em localidades habitadas, etc 300 pontos
l) não entregar o GPS no a tempo determinado pela organização Desclassificação
m) tumultuar o trabalho do PC com pedidos insistentes e reclamações 300 pontos
n) caso a Organização exija a devolução da planilha no final da Prova e o piloto não o fizer 900 pontos
o) a moto pilotada sem capacete pelo piloto, mecânico ou qualquer pessoa durante a Prova. Entende-se Prova, a abertura do PC de vistoria de largada até o encerramento do PC de chegada 900 pontos
p) o piloto conduzindo qualquer moto sem o uso adequado do capacete durante a prova. Entende-se prova, desde a abertura do PC de vistoria de largada até o encerramento do PC de chegada 900 pontos
q) Passar no PC de LARGADA fora do horário (inicio do seu horário ideal até o inicio do próximo piloto) 300 pontos
r) O piloto que sofrer duas desclassificações, poderá, a critério da Comissão de Enduro, ter suspensa sua participação em Provas (do Campeonato e extras), pelo prazo de até um ano
s) Procurar informações sobre o roteiro da prova, andar no roteiro da prova antes do inicio da mesma para obter vantagens sobre os concorrentes.
t) O piloto que passar o coletor GPS para outro conduzir na intenção de marcar o track.
u) O piloto que conduzir o coletor GPS de outro piloto com intenção de marcar o track desclassificação


PREMIAÇÕES
24. Serão conferidos troféus para no mínimo 5 (cinco) primeiros colocados de cada categoria. A premiação poderá ser fornecida referente ao desempenho das 2 (duas) etapas ou mais, ou seja, um troféu pelo somatório da colocação das etapas. Se o enduro tiver mais de dois dias, os troféus poderão ser entregues referentes à prova total.
RECLAMAÇÕES E PROTESTOS
25. Reclamações contra a Prova ou piloto, deverão ser entregues por escrito à Organização de acordo com os seguintes prazos e devem estar acompanhados de valor igual a 1 (uma) taxa de inscrição.
25.1. Protestos ou recursos contra o resultado, deverão ser entregues até 15 (quinze) minutos após a entrega da planilha de pontos perdidos por categoria, ou em até 30 (trinta) dias, no caso de divulgação dos resultados em data diferente ao da Prova.
25.2. Protestos ou recursos referentes à Planilha (mapa da prova), problemas no roteiro como porteira fechada, indicações de caminho duvidosas, indicações de caminho erradas, caminhos obstruídos, atitudes anti-desportiva de algum competidor deverão ser entregues até 30 (trinta) minutos após a chegada teórica do competidor e impreterivelmente antes da entrega das planilhas de pontos perdidos por categoria
25.3. Durante os prazos acima, o diretor da prova e/ou comissários desportivos deverão estar presentes no local do evento, à disposição dos concorrentes, para recebimento de protestos/reclamações.
25.4. Se a Organização não puder dar solução ao protesto, em até 30 (trinta) minutos após o prazo máximo para recebimento dos mesmos, deverá ser marcada nova data e local para entrega de resultados e troféus da categoria.
25.5. Se o protesto for procedente, o valor depositado será devolvido ao protestante, caso contrário, reverterá para a organização da prova.
25.6. Caso o clube, (filiado e em dia com a Federação do seu estado) ao qual o piloto que impetrou o recurso é filiado, não concorde com a decisão, poderá (até cinco dias úteis após a divulgação do resultado) e mediante depósito no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais), recorrer a Comissão Nacional de Enduro da CBM, estando esta comissão soberana para julgar tal reclamação. O piloto e o clube deverão acatar o resultado sem ter o direito de recorrer à justiça comum.
26. O competidor poderá usar os dados gravados por um GPS próprio como argumento de um protesto ou recurso contra a falta de registro de tempo do competidor no PC ou contra a anotação de penalização de sentido contrário..
26.1. O GPS deve ser configurado para gravar dados em intervalos de 1 em 1 segundo
26.2. O dados do GPS devem ser entregues à organização no formato Track Maker (www.gtm.com.br) em uma mídia tipo CD-ROM ou Pen-Drive.
26.3. A CBM disponibiliza um computador para transferência dos dados do GPS mas competidor deve fornecer o cabo e programas auxiliares para transferência dos dados.
DISPOSIÇÕES GERAIS
27. Os participantes correm por conta e risco próprios, não se responsabilizando a CBM, a Federação, os Organizadores, os Promotores, os Patrocinadores, o Clube Organizador, autoridades desportivas e pessoal em serviço na Prova, por qualquer acidente que lhes venha a ocorrer.
27.1. A apuração dos resultados será acompanhada pelo representante da Comissão de Enduro da CBM.
27.2. Todas as Provas serão supervisionadas por um comissário de Enduro, nomeado pela CBM, e a este será facilitado o acesso a todos os detalhes da Organização da Prova
27.3. Para que sejam autorizados a promover e/ou organizar novas competições, a Federação, os clubes e os organizadores deverão obedecer a este Regulamento.
27.4. Os casos dúbios, não previstos, as dúvidas, incorreções e divergências na interpretação do presente Regulamento serão decididos pelo comissário da CBM, pelo Diretor de Prova e pelo representante da Federação organizadora.
COMPETÊNCIAS
28. Compete ao Diretor de Prova:
a) decidir pela escolha de médias entre tempo seco ou de chuva, se a planilha possuir opção;
b) decidir pela validade ou não, de PC situado após ação de agentes não naturais sobre concorrentes, descrito em 16.1;
c) decidir pela aceitação ou não, de recurso impetrado por concorrente, contra outro concorrente;
d) desclassificar piloto(s) por infração ao Regulamento;
e) decidir, juntamente com o Comissário da CBM e o representante da Federação organizadora, pela aceitação ou não de recurso contra resultado;
29. Compete ao Comissário de Enduro, nomeado pela CBM:
f) julgamento de protestos contra a Prova e/ou Diretor;
g) julgamento da validade ou não da Prova para o Campeonato;


30. Compete ao Juri de Prova, nomeado pela CBM (Comissario):
a) Julgamento de protestos.
b) Cancelamento de Pcs;
c) Julgamento de desclassificações e suspensões dos pilotos;
d) Aplicar punição à piloto que tenha cometido qualquer infração aos Regulamentos.